"Tenho feito minha obrigação nomeando-me, fazei vossa cortesia correspondendo-me"

Textos falantes porque exigem resposta, diálogo...O título é inspirado em "Relógios Falantes" de D. Francisco Manuel de Melo, um apólogo dialogal em que o autor coloca em discussão dois relógios de igreja: o de Chagas em Lisboa e o da vila de Belas, criticando a hipocrisia e frivolidade dos seres humanos. Fiquemos com o diálogo e ignoremos a superioridade moral, a pior das doenças, segundo Agustina. Diálogo com outros textos , outras artes que nos convocam para uma conversa que nos nomeia.

sábado, 5 de junho de 2010

Quino em diálogo com o mundo


Tema para reflexão: os valores da sociedade actual. Recordo a revolta de Matilde no final de Felizmente há luar quando se questiona sobre o desfasamento entre os valores que defende e aqueles pelos quais a sociedade se rege:
"Matilde - Ensina-se-lhes que sejam valentes, para um dia virem a ser julgados por covardes!
 Ensina-se-lhes que sejam justos, para viverem num mundo em que reina a injustiça!
 Ensina-se-lhes que sejam leais, para que a lealdade um dia, os leve à forca!
( Levanta-se)
 Não seria mais humano, mais honesto, ensiná-los de pequeninos, a viverem em paz com a hipocrisia do mundo?
(Pausa)
 Quem é mais feliz: o que luta por uma vida digna e acaba na forca , ou o que vive em paz com a sua inconsciência e acaba respeitado por todos?
( Encaminha-se para uma cómoda velha que surge, iluminada à esquerda)
 Se o meu filho fosse vivo, havia de fazer dele um homem de bem, desses que vão ao teatro e a tudo assistem, com sorrisos alarves, fingindo nada terem a ver com o que se passa em cena!
( Pausa)
 Havia de lhe ensinar a mentir, a cuidar mais do fato que da consciência e da bolsa do que da alma.
( Abre uma gaveta da cómoda e tira dela  um uniforme velho de Gomes Freire)
 Se o meu filho fose vivo...Havia de morrer de velhice e de gordura, com a consciência tranquila e o peito a abarrotar de medalhas!
(Coloca o uniforme de Gomes Freire sobre a cadeira)
 Tudo isso o meu homem poderia ter sido...
( Acaricia o uniforme)
 Se tivesse sido menos homem..."

1 comentário:

  1. Infelizmente, o que está retratado aqui pelas imagens de Quino, é de facto a grande realidade da nossa sociedade. Gostei muito do Blog!
    Diogo Jorge

    ResponderEliminar