"Tenho feito minha obrigação nomeando-me, fazei vossa cortesia correspondendo-me"

Textos falantes porque exigem resposta, diálogo...O título é inspirado em "Relógios Falantes" de D. Francisco Manuel de Melo, um apólogo dialogal em que o autor coloca em discussão dois relógios de igreja: o de Chagas em Lisboa e o da vila de Belas, criticando a hipocrisia e frivolidade dos seres humanos. Fiquemos com o diálogo e ignoremos a superioridade moral, a pior das doenças, segundo Agustina. Diálogo com outros textos , outras artes que nos convocam para uma conversa que nos nomeia.

sábado, 5 de junho de 2010

Memorial do Convento em diálogo com a pintura


Martírio de São Sebastião - Autor: Gregório Lopes (1490 - 1550); Ano: 1536-38; Tipo: óleo sobre madeira; Dimensões: 119 x 244 cm; Local: Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa)
" À frente, por serem de maior grandeza corporal e portanto lhes caber justa capitania, vão S. Vicente e S. Sebastião, ambos mártires, embora do martírio daquele não se veja outro sinal que a simbólica palma, o resto são atavios de diácono e emblemático corvo, ao passo que o outro santo se apresenta na conhecida nudez, atado à árvore, com aqueles mesmos buracos de horríveis feridas, donde por prudência se desencaixaram os dardos, não fossem partir-se durante a viagem."
in Memorial do Convento ( capítulo XXIII).
Para melhor entender esta passagem, convém pesquisar sobre estes dois mártires:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_de_Sarago%C3%A7a
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o

 Proponho ainda que observem este quadro de Gregório Lopes que representa o Martírio de S. Sebastião.
Tal como para lermos um texto escrito precisamos de um vocabulário e de uma técnica, também o texto pictórico nos exige ferramentas de análise, não nos devemos limitar à primeira impressão que a obra suscita, mas partir para uma análise e interpretação.
Sugestão de grelha para a observação de um quadro:

Parte I Preliminares
Autor da obra
Em que época foi feita
Destino da obra
Técnica utilizada
Natureza do material de suporte
Dimensões
Estado de conservação
Onde se encontra

Parte II Orientação
Género de trabalho( retrato, cena religiosa,, cena histórica, paisagem, natureza morta, composição abstracta, colagem, etc.)
Assunto (identificação, disposição e descrição das coisas representadas)
Estilo / Movimento que representa

Parte III Explicação
Espaço plástico (perspectiva;sobreposição de figuras;reduções implícitas; tendência para bidimensionalide ou para a profundidade)
Composição
Construção ( linhas directizes)
Cores e a sua natureza
Iluminação
Linhas, contornos
Proporções
Movimento e ritmo
Execução

( adaptado a partir de Seminário de Ensino à Distância - 2º Semestre 2009-2010 - Helena Barbas com base no último capítulo de Découverte de la Peinture, de René Berger, Marabout- 3º volume)
Sugiro ainda a consulta de um glossário de termos de arte:
http://www.ipv.pt/artgloss/





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